solificaçao no metal de solda, Notas de estudo de Engenharia de Materiais
timoteo-dong-4
timoteo-dong-4

solificaçao no metal de solda, Notas de estudo de Engenharia de Materiais

33 páginas
50Números de download
1000+Número de visitas
100%de 0 votosNúmero de votos
2Número de comentários
Descrição
solidificaçao no metal de solda
90 pontos
Pontos de download necessários para baixar
este documento
Baixar o documento
Pré-visualização3 páginas / 33
Esta é apenas uma pré-visualização
3 mostrados em 33 páginas
Esta é apenas uma pré-visualização
3 mostrados em 33 páginas
Esta é apenas uma pré-visualização
3 mostrados em 33 páginas
Esta é apenas uma pré-visualização
3 mostrados em 33 páginas
soldagem no metal de solda

Solidificação no Metal de

Solda

Timóteo Lucas Dong 253278

Introdução

Dois métodos de união de materiais:

-Interatômicas: Rebites ou parafuso

-Intermoleculares: Brasagem, soldagem

Histórico

- Utilizada na antiguidade e Idade Media na fabricação de armas e instrumentos cortantes -1800: Experiencias de Sir Humphrey Davy com arco eletrico e Edmund Davy descobrindo o acetileno, possibilitaram o surgimento dos processos de fusao a arco -1890: N.G. Slavianoff, na Rússia, e Charles Coffin, nos Estados Unidos, desenvolveram independentemente a soldagem com eletrodo metálico nu - 1907: Oscar Kjellberg patenteia o processo de soldagem a arco com eletrodo revestido

-Inicialmente, a soldagem nesta nova fase teve pouco utilização, estando restrita apenas à execução de reparos de emergência, até a eclosão de Primeira Grande Guerra quando, devido às necessidades, esta passou a ser usada mais intensamente como processo de fabricação.

Metalurgia da Soldagem

Metal de base (MB) – É a região constituinte da junta soldada que não sofreu qualquer alteração em suas características físicas, químicas ou metalúrgicas Zona termicamente afetada (ZTA) – Pequenas transformações, como: o crescimento de grãos (aços e outros), dissolução ou coalescimento de precipitados (ligas de alumínio cobre), e o recozimento (ligas alumínio magnésio). Zona fundida (ZF) – É a região na qual a temperatura de processamento é suficiente para fundir os materiais envolvidos, ou seja, parte de metal de base juntamente com parte do metal de adição passam para a forma líquida formando a denominada poça de fusão.

A forma como ocorre à solidificação da zona fundida após o resfriamento da região tem grande influência na qualidade final da junta soldada.

Um dos principais aspectos a serem considerados é a morfologia (forma geral) dos grãos metálicos resultantes, esta vai ter influência direta na susceptibilidade a defeitos, assim como no comportamento mecânico da junta soldada.

A massa metálica resultante na zona fundida é denominada de metal de solda. É constituída de parte de metal de base e parte de metal de adição.

A relação entre as quantidades presentes destes elementos no metal de solda é definida pela grandeza denominada de diluição.

Metalurgia da Soldagem

Metalurgia da Soldagem

Diluição (%) = área A / áreas A + B

O controle da diluição em uma junta soldada é um importante fator a ser considerado no controle de alguns defeitos de soldagem

Metalurgia da Soldagem

Fluxo de Calor

A maioria dos processos de soldagem por fusão é caracterizada pela utilização de uma fonte de calor intensa e localizada. Por exemplo, na soldagem a arco, tem-se uma intensidade da ordem de 5 x 108 W/m2.

Esta energia concentrada pode gerar, em pequenas regiões, temperaturas elevadas, altos gradientes térmicos (102 a 103 ºC/mm), variações bruscas de temperatura (de ate 103 ºC/s) e, conseqüentemente, extensas variações de microestrutura e propriedades, em um pequeno volume de material.

O fluxo de calor na soldagem pode ser dividido, de maneira simplificada, em duas etapas básicas: fornecimento de calor a junta e dissipação deste calor pela peça.

Fluxo de Calor

Na primeira etapa, para soldagem a arco, pode-se considerar o arco como uma única fonte de calor, definido por sua energia de soldagem, isto

é: E = h . V . I / v ,

Onde: E = Energia de soldagem, em J/mm; h = Eficiência elétrica do processo; V = Tensão no arco, em V; I = Corrente de soldagem, em A; v = Velocidade de soldagem, em mm/s. A energia de soldagem é uma medida da quantidade de calor cedida a

peça, por unidade de comprimento da solda.

Fluxo de Calor

Na segunda etapa, a dissipação do calor ocorre principalmente por condução na peça, das regiões aquecidas para o restante do material.

Fluxo de Calor

Quanto maior o afastamento dos pontos em relação ao centro do cordão menor são as temperaturas máximas alcançadas pelos pontos.

Fluxo de Calor

Temperatura máxima (Tmax) – É a maior temperatura que determinado ponto esteve sujeito durante o processo de soldagem. Se a temperatura máxima ultrapassar a temperatura de fusão dos materiais envolvidos então o ponto pertence à zona fundida

Temperatura crítica (Tc) – É a temperatura a partir da qual o material processado tem a possibilidade de sofrer transformações metalúrgicas no estado sólido. Estas transformações podem alterar propriedades importantes do material ou aumentar a possibilidade de ocorrência de defeitos.

Tempo de permanência (Tp) – O tempo de permanência em determinada temperatura indica a possibilidade de ocorrência das transformações que necessitam de tempo para sua efetivação

Velocidade de Resfriamento

Velocidade de Resfriamento

Analisando as figuras e equações apresentadas anteriormente, os seguintes aspectos podem ser destacados: 1 - A temperatura máxima atingida a cada ponto assim como a velocidade de resfriamento dependem das propriedades físicas do material processado.

2 - A velocidade de resfriamento varia inversamente com a temperatura inicial da peça sendo soldada, isto justifica em alguns casos a utilização de pré-aquecimento na soldagem. Quanto maior a temperatura de pré-aquecimento da peça menor será a velocidade de resfriamento.

3 – A velocidade de resfriamento varia diretamente com a espessura da peça sendo soldada, isto é, quanto maior a espessura maior a velocidade de resfriamento.

4 - A velocidade de resfriamento varia inversamente com a energia de soldagem, isto é, quanto menor a energia de soldagem maior a velocidade de resfriamento.

5 – A temperatura máxima atingida por um ponto da junta soldada é diretamente proporcional ao aporte líquido de calor, ou seja, elevados valores de aporte térmico implicam na elevação da temperatura máxima no ponto considerado.

Partição Térmica

Define-se como partição térmica a curva que estabelece a variação de temperatura na região soldada em função da distância a partir do centro do cordão. Enquanto a análise do ciclo térmico possibilita a previsão da ocorrência ou não de transformações metalúrgicas, a partição térmica possibilita estimar a extensão das transformações.

-Maior aporte térmico implica na ampliação da distancia medida a partir do centro do cordão sujeitas a elevadas temperaturas

-Na condição de maior aporte térmico a ZTA teria maior extensão

Reações na poça de Fusão

Absorção gasosa na poça de fusão

Os gases nitrogênio oxigênio e hidrogênio são os mais freqüentes contaminantes gasosos presentes na poça de fusão. Estes elementos freqüentemente provêm do ar atmosférico, de consumíveis como fluxos e gases de proteção ou de contaminantes presentes no metal de base. Tanto nitrogênio oxigênio e hidrogênio podem se dissolver na poça de fusão durante a soldagem e afetar de forma significativa a qualidade do metal de solda.

Oxigênio – Na soldagem do aço reduz a tenacidade da junta soldada, em níveis controlados favorece a formação de ferrita acicular (estrutura desejável na soldagem). Na soldagem do alumínio pode formar óxidos de alto ponto de fusão que podem tornar- se inclusões na junta soldada;

Nitrogênio – Na soldagem do aço aumente a resistência mecânica, porém, reduz a tenacidade. Na soldagem do aço inoxidável austenítico reduz a ferrita e favorece a formação de trincas de solidificação;

Hidrogênio – Na soldagem do alumínio é o principal responsável para formação de porosidades. Na soldagem do aço tem importante participação no mecanismo de formação das trincas a frio.

Reações na poça de Fusão

Vaporização Metálica O principal problema associado com a vaporização metálica é perda de elementos de liga na forma de vapores metálicos devido ao intenso aquecimento da poça de fusão.

Os principais fatores que influenciam na vaporização metálica são a temperatura da poça de fusão e a propriedade física dos metais envolvidos denominada de pressão de vapor.

No primeiro caso, quanto maior for o valor da temperatura máxima e o tempo de permanência nesta temperatura mais intensa será a vaporização metálica.

Com relação à pressão de vapor quanto maior for esta propriedade em determinado metal, maior será a possibilidade de vaporização a partir da poça de fusão.

Solidificação do Metal de Solda

Zona coquilhada – Forma-se junto da parede da lingoteira ou molde e é constituída por pequenos grãos equiaxiais orientados ao acaso. A região coquilhada é constituída por grãos equiaxiais e finos. Estes são formados devido à elevada taxa de nucleação que ocorre no metal líquido em contato com a parede do molde.

Zona colunar: forma-se após a anterior e apresenta grãos alongados e dispostos paralelamente à direção do fluxo de calor durante a solidificação. Como resultado, os grãos melhor orientados crescem à frente dos demais, aprisionando e impedindo o crescimento destes e a estrutura final torna-se caracterizada por grãos grosseiros, colunares ou alongados.

Zona equiaxial central: A região colunar persiste até que as condições de solidificação se modifiquem e favoreçam a nucleação de novos grãos e a da região equiaxial no centro do lingote. É formada por grãos uniformes e normalmente maiores que o da zona coquilhada.

Solidificação em Lingoteiras

Solidificação do Metal de Solda

No processo de soldagem: 1 – Na soldagem por fusão ao arco elétrico, o metal de adição e o metal base são fundidos pelo calor de uma fonte móvel, o arco elétrico. Esta fusão é seguida por um superaquecimento considerável, particularmente na gota de metal de adição transferida da extremidade do consumível para a poça de fusão.

Na soldagem, o início da solidificação não ocorre com a formação de um elevado número de núcleos sólidos como na região coquilhada de uma peça fundida. Na poça de fusão, o metal líquido molha perfeitamente os grãos do metal base que formam a parede da poça e estes estão aquecidos a temperaturas muito próximas de seu ponto de fusão. Desta forma, uma região coquilhada raramente é formada;

2 – A área específica de contato para interação entre metal fundido, gases e escórias é muito grande se comparada com outros processos metalúrgicos implicando em velocidades de resfriamento e solidificação extremamente elevadas e dependentes de velocidade de soldagem, que em alguns casos, como na soldagem automatizada pode ser muito elevada.

Solidificação do Metal de Solda

Os principais mecanismos recorrentes na solidificação de uma junta soldada: 1 – Crescimento epitaxial – Determinadas condições existentes na poça de fusão como elevados gradientes térmicos e o contato direto entre o metal líquido e metal sólido facilitam o crescimento direto do sólido sem a nucleação de novos grãos.

Como resultado disto, os grãos da ZF (zona fundida) apresentam uma largura semelhante e a mesma orientação cristalina dos grãos do metal base dos quais são prolongamento. Assim, os grãos da ZF localizados junto à linha de fusão são uma continuação dos grãos adjacentes da ZTA (zona termicamente afetada).

Solidificação do Metal de Solda

2 – Crescimento competitivo – Como a “facilidade de crescimento” de um grão dependente de sua orientação em relação ao fluxo de calor estar alinhada com sua direção preferencial de crescimento cristalino, a solidificação de vários cristais aleatoriamente orientados causa uma seleção, isto é, os grãos melhor orientados em relação à direção de extração de calor tendem a crescer à frente dos demais grãos, que são bloqueados e impedidos de crescer.

A direção de extração de calor corresponde à normal à frente de solidificação em cada ponto na poça de fusão. Este fenômeno que ocorre em soldagem tem uma grande importância nas propriedades finais e pode ser responsável por certo grau de anisotropia (não uniformidade das propriedades) do metal de solda ou zona fundida.

Solidificação do Metal de Solda

Poça de fusão tipo gota alongada - Esta formação de poça ocorre quando a velocidade de soldagem é muito elevada e maior que a velocidade de solidificação.

Favorece a formação colunar dos grãos em decorrência de frente de troca de calor da poça de fusão permanecer praticamente inalterada, dando a frente de solidificação uma orientação relativamente constante em relação à direção de soldagem, o que favorece o crescimento desde a linha de fusão até o centro da solda.

Solidificação do Metal de Solda

Poça de fusão com formato elíptico - Ocorre em soldagens com menores velocidades de soldagem. Como a normal a frente de solidificação muda constantemente em função do perfil elíptico da superfície da poça de fusão, os grãos não encontraram direção ideal de crescimento favorecendo a formação de maior número de grãos com menor tamanho e aspecto menos colunar dando origem a uma estrutura mais favorável à qualidade da junta soldada.

Solidificação do Metal de Solda

Formação da zona secundária e microestrutura da zona fundida Após sua solidificação, a ZF pode sofrer ainda alterações até o resfriamento final à temperatura ambiente. Estas alterações podem incluir, por exemplo, o crescimento do grão, a formação de carbonetos, nitretos, fases intermetálicas além da transformação de uma fase em outra(s).

Nos aços doces e aços de baixa-liga, por exemplo, a poça de fusão normalmente se solidifica como ferrita delta, que logo se transforma em austenita. Por sua vez, esta pode se transformar em uma única fase ou em uma mistura complexa de constituintes, em função de fatores como tamanho do grão austenítico, composição química, velocidade de resfriamento e quantidade de inclusões.

Em soldagem com vários passes, a microestrutura é mais complexa devido ao efeito refinador (em aços transformáveis) de um passe sobre os imediatamente anteriores. As propriedades finais da ZF dependerão de sua estrutura final, incluindo as microestruturas de solidificação e a secundaria, e a presença de descontinuidades continuidades.

Solidificação do Metal de Solda

Características da Zona Afetada Termicamente

As características da ZTA dependem fundamentalmente do tipo de metal de base e do processo e procedimento de soldagem, isto é, do ciclo térmico e da repartição térmica.

De acordo com o tipo de metal que esta sendo soldado, os efeitos do ciclo térmico poderão ser os mais variados.

No caso de metais não transformáveis (por exemplo, alumínio), a mudança estrutural mais marcante será o crescimento do grão. Em metais transformáveis, a ZTA será mais complexa.

Solidificação do Metal de Solda

a) Região de crescimento de grão Compreende a região do metal de base, mais próxima da solda, que foi submetida a temperaturas próximas da temperatura de fusão. Nesta situação, a estrutura austenistica sofre um grande crescimento de grão. A estrutura final de transformação dependerá do teor de carbono e de elementos de liga em geral, do tamanho de grão austenistico e da velocidade de resfriamento. De um modo geral, esta região é caracterizada por uma estrutura grosseira, com placas de ferrita, podendo conter perlita, bainita ou martensita. Esta região é a mais problemática da ZTA de um aço, podendo ter menor tenacidade e ate apresentar problemas de fissuração.

Solidificação do Metal de Solda

b) Região de refino de grão Compreende a porção de junta aquecida a temperaturas comumente utilizadas na normalização dos aços (900 a 1000 ºC). Após o processo de soldagem, esta região é caracterizada, geralmente, por uma estrutura fina de ferrita não sendo problemática na maioria dos casos.

Solidificação do Metal de Solda

c) Região intercrítica É a região mais afastada do cordão de solda. Nesta região, a temperatura de pico oscila em torno de 727 ºC, é caracterizada pela transformação parcial da estrutura original do metal de base.e apresentam mudanças micro estruturais cada vez mais imperceptíveis.

Descontinuidades Comuns em Soldas

Segundo a AWS:

a) – Descontinuidades Dimensionais § Distorção § Dimensões incorretas da solda § Perfil incorreto da solda

b) – Descontinuidades Estruturais § Porosidades § Inclusões de tungstênio § Falta de fusão § Falta de penetração § Mordedura § Outras

c) – Propriedades Inadequadas § Propriedades mecânicas § Propriedades químicas § Outras

Descontinuidades Comuns em Soldas

Perfil de solda inadequado:

Formas de porosidade:

Descontinuidades Comuns em Soldas

Falta de Fusão adequada: Falta de penetração:

Trincas:

Descontinuidades Comuns em Soldas

Exemplos de trincas:

Bibliografia

Welding Metallurgy, Second Edition, Sindo Kou;

Metalurgia da Soldagem, ESAB;

Soldabilidade dos Aços Transformáveis, Paulo J. Modenesi;

Introdução à Metalurgia da Soldagem, Paulo J. Modenesi; Paulo Marques; Dagoberto B. Santos;

Fissuração em Juntas Soldadas, Paulo J. Modenesi;

Introdução aos Processos de Soldagem, Paulo J. Modenesi; Paulo Villani Marques;

Fissuração a Quente, Cláudio Jacintho da Silva; Ronaldo Paranhos;

Tecnologia da Soldagem, Paulo Villani Marques;

No Começo isso erá muito dificil pra mim + agora está + claro. Que Bom Que Vc Tem Esse Estudo, obrigado.....
Esta é apenas uma pré-visualização
3 mostrados em 33 páginas